segunda-feira, 11 de março de 2013


Wood Frame

O termo wood frame refere-se a uma técnica de construção de edifícios em madeira. Com a colonização da América, os povos do norte da Europa levaram consigo os seus conhecimentos de marcenaria e carpintaria tendo à sua disposição abundantes recursos florestais. Cidades inteiras eram construídas com estruturas de madeira, usando elementos de grande secção. No final do Século XVIII, a Revolução Industrial trouxe novos meios de produção massificada resultando na proliferação de serrações que forneciam perfis de madeira em formatos padronizados.


  Começando nos EUA por volta de 1915 a maioria das casas eram construídas no sistema de construção de estrutura de madeira, que consistia de vigas de parede de madeira e vigas de piso de madeira. A estrutura de madeira também era usada para enquadrar o telhado enquanto a outra apoiava, se necessário.

Em vários países, os elementos estruturais em madeira ficavam expostos no exterior, passando a ser um traço característico da sua arquitetura. No final da Idade Média, o sistema era usado na Alemanha e conhecido por “fachwerk”. No mesmo período, na Inglaterra, este tipo de arquitetura é agora designado por estilo “Tudor”. Foi usado na verdade por toda a Europa, especialmente nos países escandinavos, onde o suprimento de madeira era abundante. Já na Península Ibérica, apesar dos avançados conhecimentos em se trabalhar a madeira, aplicados à construção de navios, as habitações eram normalmente construídas de barro ou pedra devido à escassez da madeira.

 
Até mesmo casas com exteriores de tijolo ou pedra eram primeiro emolduradas com madeira antes da aplicação dos materiais externos. O coração do sistema é o enquadramento da parede com madeira. Estas paredes suportavam o telhado e dividiam o espaço interior em salas funcionais, como a cozinha, banheiros, quartos, etc...

 
Métodos de trabalho

Visto que a madeira é pregada, a velocidade de construção é comparativamente menor do que aparafusar peças. Além disso, as paredes com perfis de madeira, são construídas no solo e posteriormente erguidas num único movimento. As paredes com perfis em aço exigem ser aparafusadas num dos lados, depois viradas para o aparafusamento no lado oposto e, só depois, erguidas para o seu lugar definitivo. Apesar de ser apenas o acumular de poucos segundos em cada passo, no conjunto final o processo construtivo do wood frame é rápido e, como é natural, tempo é dinheiro.


Vantagens

O sistema wood frame possui um ótimo desempenho quanto ao isolamento térmico. O processo utiliza materiais que dificultam a dissipação de calor, a esse respeito, a madeira é um mau condutor térmico, ao contrário de outros materiais normalmente usados em construções, por isso a madeira tem uma melhor eficiência térmica.




Características

Wood frame é especialmente utilizado na construção de moradias unifamiliares ou pequenos blocos de apartamentos. No entanto, nos últimos anos têm havido consideráveis avanços na tecnologia relacionada à engenharia e com os métodos construtivos com o objetivo de construir edifícios mais altos, com seis ou mais andares.

Existem dois esquemas básicos: casa de enquadramento balão e plataforma de enquadramento. Isso quer dizer: Construções de enquadramento balão, são aquelas em que os painéis que formam as paredes externas percorrem toda altura até o telhado. Por outro lado, construções com plataforma de enquadramento, em vez de definir treliças do telhado nas paredes externas, mas a partir das vigas de piso do segundo pavimento é que definem as paredes exteriores a serem construídas.

 
 


três partes para a elaboração de uma parede, que são:  as placas superiores e inferiores, a placa superior é geralmente contínua, enquanto a placa inferior é descontínua em portas e aberturas. Quando isso ocorre, um cabeçalho horizontal preenche a lacuna e pequenas seções de placas que são inseridas entre o cabeçalho e a placa superior.

As paredes exteriores são as primeiras a serem construídas, por um lado, elas são o suportes para as treliças do telhado e, em alguns casos, o apoio das vigas de piso segundo andar. Além disso, essas paredes são geralmente os únicos apoios a suportar os esforços do clima, como tempestades ou furacões.


Uma vez que as paredes exteriores estão edificadas, começa-se o trabalho nas paredes interiores. Elas são construídas de maneira que as vigas do andar superior fiquem de perpendiculares a elas, pois irão suportar as cargas do pavimento superior ou de tudo acima delas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário