sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Edifício Malecón - Puerto Madero



Edifício Malecón - Puerto Madero


Premiado em 2000 pelo Conselho de Arquitetura-CPAU e pela Sociedade Central de Arquitetos de Buenos Aires-SCA,  como o melhor projeto de prédio de escritórios inaugurado em 2000 na capital da argentina, o Edifício Malecón resultou do trabalho conjunto do escritório norte-americano HOK International, autor do projeto, e do escritório argentino Aisenson, de Buenos Aires, que viabilizou a realização do empreendimento.

Implantado no extremo sul de Puerto Madero, na entrada do  Dique 1, de frente para os diques que formam o centro do porto,  o edifício tem ampla frente urbana. Sua localização proeminente, visível tanto da cidade quanto do rio da Prata, confere-lhe a condição de importante marco do local. A estratégia do projeto foi criar duas fachadas: uma ao sul, cria um ambiente de jardins para as áreas comerciais e de escritórios, a outra ao norte com sua fachada curva, visível de longe, cuja base completa a geometria retangular dos quatro diques, confronta ao longe,  no Dique 4,  com o Edificio Telecom, distante cerca de 2 km.

 

Originalmente apresentava em sua fachada o logotipo da empresa Assa, e atualmente o logo da empresa Galeno, que o faz conhecido popularmente pelo nome desta empresa.


História
O terreno que hoje ocupa o Edifício Malecón foi comprado em 1982 pelo empresário Jorge Ginevra, dono da Imobiliária Aranalfe SA, a sua construção começou em 1990.

O
Edificio Malecón foi inaugurado em meados de 1999, sendo considerado o primeiro edifício inteligente e de arquitetura sustentável em Puerto Madero, e um dos primeiros de Buenos Aires. Também inovou, quando de sua construção, na utilização de alumínio para o revestimento de suas fachadas.

Em suas instalações, sediou empresas como Assar, Grupo Impsat, Sistema de Proteção Médica (PMS, hoje Galeno), a qual ocupou sete dos doze andares em 2005.


Descrição

A forma do edifício, caracteriza-se por duas faces opostas em curva, desenhadas com o propósito de aproveitar a maior iluminação natural possível, solar em todos os seus ambientes, de modo a economizar de energia e proporcionar uma vista de todo o horizonte de Buenos Aires. Enquanto a face sul abre-se para o bairro da Boca, a norte permite ver todo Puerto Madero, a silhueta do centro de Buenos Aires à esquerda, o rio da Prata e uma reserva ecológica situada, à direita dos diques.


O Edifício Malecón foi projetado sobre um embasamento comercial de 8 m de altura, sustentado por colunas que circundam o lobby de pé-direito duplo,  usados como estacionamento para 150 veículos e consiste de um local para lojas com terraços e jardins,  o lobby possui piso de mármore verde e vermelho Alicante, seu teto é composto por vigas curvas, "como costelas de uma embarcação" revestidas de madeira.


Na face voltada para o norte, o embasamento está dividido no centro, de maneira a criar um pátio de entrada para o lobby do edifício de escritórios. Sobre o lobby, utilizado também para eventos e exposições, fica o primeiro piso de escritórios, circundado pelas colunas da base do edifício.

A base escalonada da fachada norte, com grandes aberturas envidraçadas, reflete a arquitetura tradicional de Puerto Madero. Suas paredes-fachadas receberam vidros duplos hermeticamente fechados, para proteção solar, e perfis de alumínio anodizado natural.

 
Na torre, as janelas são protegidas por brise-soleils apoiados em um sistema de cabos cujas técnicas remetem às empregadas pela indústria naval. O edifício dispõe de sistema de ar condicionado individual, proteção contra incêndio e circuito fechado de televisão.


O núcleo de elevadores e escadas foi implantado junto à fachada sul, o que permitiu maior flexibilidade no planejamento das plantas dos escritórios, favorecendo a circulação vertical. Esse núcleo é formado por uma torre de tijolos de vidro,  que permitem a iluminação e ventilação natural, que abriga as escadas e outra de concreto revestida de metal, para os quatro elevadores com capacidade para 9 pessoas cada.  Sobre a torre está localizado o reservatório de água e a antena que coroa o edifício.
 

Em seu exterior se encontra um espaço para estacionamento ao ar livre para 70 veículos e um jogo de fontes de águas.
Ficha Técnica:
Autores:
HOK Intemational LTD, St. Louis.
Ripley Rasmus, Chris Cedergreen, Hans Hecker, Lyle Hodgin, Architects St. Louis, Missouri, U.S.A.
Estudio Aisenson.
Roberto Aisenson, Javier Hojman, María Hojman, Pablo Pschepiurca, Carlos Pujals, arqs. - Buenos Aires, Argentina
Assessores:
Estudio Grinberg (inst. termomecánicas),
Marcos Shore, Ing. (inst eléctncas),
Enrique Kornblith (inst. sanitarias),
A.H.F: Alberto Fainstein, Ing. (estructura).
Paisagísmo: Salvatori SA
Responsável Técnico: Estudio Aisenson
Engenheiro Estrutural: Hugo Mitelman
Gerenciamento: Goroy, González, Magariños, arqs.
Contratados: Engenheiros Maccarone S.A e Construtora Sudamericana SA
Direção de obra: Estudio Aisenson, Ing. Hugo Mitelman
Construtoras: Ingenieros Maccarone SA e Construtora Sudamericana SA
Planejamento e Comercialização: Aranalfe SA Hijos de Antonio Ginevra



Nenhum comentário:

Postar um comentário