sábado, 10 de novembro de 2012

Casa Alejandra - Argentina



Casa Alejandra -  Argentina

Construida em um bairro não consolidado nos arredores de Rosario, na Argentina, a casa projetada pelo escritório CEKADA-ROMANOS arquitectos em 2011,  possui 122 m² de áreqa construída, encontra-se em uma paisagem rural na planície dos pampas, em meio aos campos de cultivo e chácaras junto a edificações industriais e sucessivos fornos de tijolos criollos, que são produzidos na região, pretendendo adicionar-se como mais uma pilha de tijolos na paisagem.





O projeto responde ao pedido de uma casa de chácara compacta, implantada de maneira a captar a luz solar em toda sua extensão, e deixar livre a maior parte do terreno, desenvolvolveu-se a partir de um volume inicial submetido a cortes e subtrações que definiram sua geometria e  orientando suas entradas de luz e vistas desejadas.




O pavimento  térreo, destinado ao uso comum, cresce em altura com uma cobertura inclinada até o pavimento superior, criando um espaço de pé direito duplo. No pavimento superior, destinado ao uso íntimo, ficam os dormitórios, que avançam em direção ao fundo do terreno gerando uma  galeria que cobre o setor da churrasqueira e a piscina no térreo.





O material escolhido foi o “tijolo criollo”, assim denominado por sua técnica tradicional de manufatura com barro cozido,  e por seu baixo custo com aspecto rustico no acabamento.  Este material define a morfologia, textura e modulação da edificação.  Adotando-se uma alvenaria portante de parede dupla com uma trava composta por uma fileira de tijolos apoiados em prancha, e uma fileira apoiada no canto. Este tipo de padrão permite possibilidades para a modulação de encontros entre partes, a altura de degraus, as espessuras das lajes, o tamanho das aberturas de entrada de luz e o lugar para a instalação de luminárias.







Ficha técnica:

Ano: 2011
Tipo de projeto:Residencial
Status:Construído
Endereço: Rodovia Nacional AO12 y Parque Sarmiento, Pueblo Esther Rosario Argentina
Área construída: 122 m²
Área projeto: 122 cobertos – 76 semicobertos
Estrutura: Tijolos
Localização: Rodovia Nacional AO12 y Parque Sarmiento, Pueblo Esther, Rosario, Argentina
Equipe:
1.  Projeto e acompanhamento: CEKADA-ROMANOS arquitectos, Sebastián Cekada, Juan, Andrés Romanos
2.  Cálculo estrutural: Gustavo Caggiano
3.  Construtor: Horacio Díaz Construcciones
Fotógrafo:Walter Salcedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário