quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Ludwig Mies Van der Rohe - II



Pavilhão alemão para a Feira Universal de Barcelona  em 1929
de Ludwig Mies Van der Rohe

Construção temporária do pavilhão na exposição em 1929, foi demolida no ano seguinte, pode ser entendida como uma das mais perfeitas expressões do pensamento projetual de Mies van der Rohe, resumido em sua célebre frase “Menos é mais”. É considerado um marco importante na história da arquitetura moderna, sendo conhecido pela sua geometria depurada e pelo uso inovador e extravagante de materiais tradicionais,  como o mármore, ou de novos materiais industrializados, como o aço e o vidro. A construção foi demolida no final da Feira, mas devido à importância que teve para a história da arquitetura e na própria biografia do arquiteto, a Fundação Mies van der Rohe encomendou sua reconstrução, no mesmo local, em 1986.

A estrutura assenta-se sobre um grande pódio ao longo de um espelho d'água. Contando com oito pilares de aço, cujo desenho em cruz grega tornou-se célebre na arquitetura moderna, os quais sustentam a cobertura plana do edifício. Como elementos de vedação, verifica-se o uso de cortinas de vidro delimitando os espaços internos e externos e de divisórias baixas de alvenaria no interior. No geral o edifício caracteriza-se pela presença de planos perpendiculares que constróem o espaço tridimensional, a partir de uma configuração volumétrica de formas depuradas, considerada simples e refinada. Tal raciocínio projetual é eventualmente apontado como minimalista, sendo uma referência importante na arquitetura minimalista pós-moderna.

Como forma de promover o desenho integral do espaço, segundo uma determinada intenção de projeto bastante rígida, Mies desenhou também aquela que ficou conhecida como Cadeira Barcelona para compor os ambientes deste pavilhão, a qual também é considerada um marco no desenvolvimento do design moderno. Tal cadeira é produzida e comercializada até os dias actuais. Duas dessas cadeiras foram utilizadas como trono para os monarcas espanhóis durante visita à exposição.

Conjunto de fotos






















 

Nenhum comentário:

Postar um comentário