segunda-feira, 9 de agosto de 2010

4-Planejamento é igual a menor custo

Planejamento é condição básica para uma construção ter o menor custo e ser útil aos seus futuros ocupantes. Como todo planejamento de obra começa pelo projeto arquitetônico, é fácil entender a importância de se ter um arquiteto auxiliando o empreendedor desde as primeiras horas de um projeto de construção.

A arquitetura é uma profissão bastante complexa abrangendo diversas áreas como consultoria, magistério, perícia e execução de obras. Os Arquitetos Urbanistas são pessoas dotadas de habilidades múltiplas e linguagem projetual, que transitam entre as Ciências Exatas, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, não desconsiderando inclusive o conhecimento e convívio com as questões pertinentes à área da saúde.

Além do projeto de arquitetura em si, o Arquiteto está apto a elaborar e gerenciar também os projetos técnicos e executivos de instalações elétricas, hidráulicas, esgotos, gás, estruturas e paisagismos.

Ao adquirir um terreno, o correto é já nesta etapa, contratar um profissional qualificado para lhe prestar uma assessoria para evitar futuras surpresas desagradáveis, pois existem particularidades técnicas que determinarão um custo maior ou menor da obra ou até mesmo a sua inviabilidade econômica, tais como: as características topográficas que, em alguns casos, poderão exigir muros de contenção; o tipo de subsolo que poderá exigir uma fundação especial; a existência e a altura dos coletores públicos de águas pluviais e de esgoto em relação ao nível do terreno que, em alguns casos, poderão exigir o bombeamento da futura instalação de esgoto.

Em um imóvel recém-adquirido ou em via de ser reformado, dá até mesmo para economizar nos gastos, no fim das contas. O arquiteto tem uma visão global, que lhe permite desenvolver um projeto no qual estarão planejadas todas as etapas da construção, evitando desperdício de tempo e de material.

O Arquiteto também pode ser o responsável legal pela execução da obra, sendo de sua responsabilidade as sanções penais, no caso de eventuais sinistros. Ele é o responsável por cumprir todas as exigências legais, assim como zelar pelo perfeito funcionamento das instalações e pela solidez da construção durante um período de até cinco anos após a conclusão da obra, conforme determinado pelo código civil.

Aliás, o profissional mais indicado para assumir a responsabilidade pela execução ou gerenciar a obra é o próprio autor dos projetos, pois conhece a fundo todas as suas particularidades.

No caso de uma obra não possuir um profissional responsável pela sua execução, todas as sanções penais recairão sobre o proprietário, que poderá, inclusive, responder criminalmente pelo exercício ilegal da profissão, apesar de muitas pessoas pensarem que o responsável por estas situações, no final das contas, será o pedreiro ou empreiteiro.

Em última análise seria, no mínimo, uma grande imprudência e irresponsabilidade confiar o investimento de um razoável capital na elaboração de um projeto e na execução da obra a pessoas sem experiência, qualificação e responsabilidade legal.

Enfim, são inúmeros conhecimentos técnicos que poderão lhe economizar um considerável capital alem de evitar inúmeros aborrecimentos. Se, ainda assim, restar alguma dúvida quanto às vantagens de contratar um arquiteto, compare o custo da contratação de um profissional competente em relação ao valor total da obra. Representa uma pequena fração, e os benefícios de uma obra bem planejada compensam qualquer pagamento feito a um bom profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário