segunda-feira, 9 de agosto de 2010

3- Por que contratar um arquiteto?

Quem nunca teve dúvidas sobre a função de um arquiteto. Qual é a importância do trabalho deste profissional? Outra dúvida comum é sobre o custo/benefício de contratar um profissional. O arquiteto é muito mais acessível do que as pessoas pensam. Uma obra bem planejada não causará desgastes com funcionários, com gastos desnecessários e, principalmente, o cliente terá ao seu lado o profissional para responder por qualquer eventualidade que possa ocorrer.

É comum pensar que a função do arquiteto resume-se apenas à questão estética. Grave erro, pois o Arquiteto é o idealizador e também o facilitador para que as coisas ocorram bem desde as primeiras idéias, através do planejamento e projeto, até a entrega da obra.

Através de uma linguagem projetual, o arquiteto é um organizador que pensa as questões estéticas e funcionais de uma obra ou reforma, viabilizando soluções às necessidades do cliente de forma harmoniosa, agregando os espaços sem esquecer a viabilidade estrutural.

Antes de contratar um arquiteto verifique se você precisa somente de um projeto ou de um projeto mais o acompanhamento e o gerenciamento da obra. Saiba que é possível contratar inclusive serviços avulsos, como uma consultoria.

O trabalho do arquiteto pode iniciar-se já na escolha do terreno para a implantação do projeto, com parecer sobre localização, legislações edílicas e urbanas, aspectos ambientais e topográficos, entre outras, que possibilitem analises preliminares de viabilidade do projeto.

Em um segundo momento, existe uma etapa de montagem e aferição de programa preliminar a ser desenvolvido juntamente com o cliente, e o estudo da legislação incidente no terreno para a edificação e conseqüente elaboração do Anteprojeto ou Projeto Pré Executivo.

O arquiteto pode ser contratado para acompanhar a execução da obra através de várias maneiras: como fiscalizador da execução, até à responsabilidade de todas etapas da execução, desde a compra do material, até a finalização da obra.

Também pode ser contratado para uma etapa seguinte à obra executada, qual seja: o de desenvolver o projeto de arquitetura de interiores, que da mesma maneira das fases anteriores, abordando todo tratamento estético e mobiliário do interior da edificação.

Em toda relação saudável é necessário que exista respeito, admiração, disponibilidade, liberdade e compromisso. É muito vantajoso contratar um arquiteto, pois ele é capaz de transportar para a realidade, com criatividade e estilo, os desejos e anseios de seu cliente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário